EMPREENDER É APAIXONANTE! NÃO SE ILUDA.

Empreender é desafiar seus próprios limites na incansável construção do seu grande sonho. É estar disposto a abdicar de bons momentos no presente, acreditando (apenas acreditando) que no futuro momentos fantásticos acontecerão.

Esse um tema que eu adoro falar, tanto para contar sobres os desafios que dificilmente são contados em livros e palestras quanto pela paixão que tenho (assim como todo empreendedor) por desafiar esses limites. A decisão de empreender é simples de ser tomada, mas complexa de ser executada, superada e suportada. Um pouco mais da metade das novas empresas fecham antes de completar 2 anos. A falta de preparo de quem decidiu empreender é o principal responsável por essa alta taxa. Falta de preparo de que?

Se nos aprofundarmos mais pra entender o motivo real, veremos que vai bem além da pouca capacidade de gestão indicada pelos analistas. Na maioria absoluta das vezes, o que acontece é que esse é o tempo que leva pra “ficha cair” sobre a realidade do que é empreender, na prática. E, esse é o momento divisor de águas. Alguns, poucos, seguem em frente. A maioria desiste e retorna ao mercado de trabalho.

E essa é apenas uma de muitas outras etapas nada fáceis. Compartilhei algumas delas abaixo:

 

√ Fase pré-operacional

Antes de começar a Miarte, planejamos e pesquisamos intensamente, por quase 2 anos. Conversamos com o mais variado público; vendedores e revendedores, designers, publicitários, empresários e investidores. Tudo pra entender se realmente estávamos no caminho certo e conhecer outras oportunidades que talvez não tivéssemos percebido. Mudamos bem o modelo, do primeiro dia que tivemos a “ideia inicial” ao dia em que lançamos as Franquias Online, em  01/10/2014.

Essa fase é extremamente importante, pois esse é o momento que você mais pode errar e que consegue dedicar tempo para pesquisar e analisar o mercado.

 

√ Lançamento!!!

O lançamento é um momento mágico. É um conjunto de emoções difíceis de serem contadas, muito menos escritas! Essa, certamente, é sua primeira grande conquista. Lançar, é o sinal de que você superou seus primeiros grandes desafios!

No dia do lançamento, eu estava em um hotel muito simples, na cidade de Igrejinha (RS). Nessa época, eu era o faz tudo. Tirava fotos, editava, cadastrava, atendia Clientes, levava os pedidos nos Correios, … 🙂 Experiência indescritível. Logo no primeiro dia, já tínhamos 75 franquias criadas. Tive um surto de alegria!

 

√ Fase operacional, primeiros 2 anos.

Essa é a fase mais complexa das 3 primeiras. É nela que você realmente entende o que de fato é empreender (para quem ainda nunca empreendeu) e que os desafios estão ficando cada vez maiores. Mas, por outro lado, é a fase em que você (caso esteja preparado), se transformará definitivamente em um grande líder, mais qualificado e pronto para a longa jornada (difícil) que virá pela frente! Se você acha que em 2 anos você já estará estabilizado, com dinheiro no bolso, crescendo sem parar e com “tempo livre”, esquece.

 

√ Fase operacional, depois dos 2 primeiros anos

Nessa fase surgem novos e maiores desafios. Agora, provavelmente, você começará a incomodar alguns concorrentes, que não gostarão nenhum pouco de saber que estão perdendo uma fatia do mercado pra sua empresa. Bem-vindo ao mercado! Nessa fase, inicia-se uma guerra pela fatia.

Por isso, busque sempre navegar pelo oceano azul. O sucesso e a saúde de uma empresa estão atrelados a rentabilidade. Se você está pensando em entrar em um mercado onde a guerra entre os grandes players está diminuindo cada vez mais a margem/rentabilidade, analise bastante se faz realmente sentido. Pois, do contrário, você poderá navegar no oceano vermelho.

As próximas fases dependerão do seu sonho e do seu negócio. Uns vendem a empresa, outros fazem IPO (abrem na bolsa de valores), outros permanecem no comando até passarem para a próxima geração ou outros sucessores.

A Miarte foi criada para conectar e simplificar o dia a dia dos empreendedores. Sei das dificuldades que existem, por isso tomamos conta de toda a parte operacional enquanto o empreendedor foca nas vendas.

Você não precisa criar uma empresa do zero, mas se for esse o seu sonho, se você tiver alguma ideia que realmente faça sentido, vá em frente! Não deixe que nada e nem qualquer pessoa decida isso por você. A vida passa rápido, não espere.

Você vai conseguir, tenha certeza disso.

Apenas saiba que não será nada fácil, não se iluda com que falsos empreendedores dizem sobre ser fácil alcançar o sucesso. É mentira. Sugiro que você se prepare, pois quanto mais preparados estamos, melhor nos saímos nos desafios. Para ajudar você nessa preparação, separei umas perguntas importantes que quase nenhum empreendedor gosta de compartilhar e muito menos de responder:

você precisa estar preparado para:

  • dedicar mais de 15 horas de trabalho por dia para a sua empresa. Inclusive sábado.
  • ficar sem dinheiro (isso mesmo) para despesas pessoais em vários momentos ao longo da fase inicial da sua empresa. Você receberá pouco ou nenhum pró-labore nos primeiros anos.
  • ir trabalhar enquanto uns estão indo pra praia ou viajando.
  • deixar de sair por várias vezes com seus amigos, ou porque está indo trabalhar ou porque está investindo toda sua grana em sua empresa.
  • ter que mudar boa parte do seu plano, porque o inicial não deu tão certo como você esperava.
  • fazer dívidas.

 

Se você estiver preparado, estará pronto pra começar o seu próprio negócio, do zero. Não desista. Supere (e você irá superar) todos os desafios. Planeje e tenha foco e dedicação, isso será fundamental. Quando você alcançar seu sonho, desfrutará daqueles momentos invejáveis que muitos gostariam de viver. Aproveitará a vida como poucos. Poderá morar nos melhores lugares, viajar para onde quiser, comer nos melhores restaurantes, oferecer uma vida excepcional para sua família, e quem sabe até comprar seu próprio avião (se for do seu desejo). Além do dinheiro, terá o merecido reconhecimento por parte da sociedade. Esses são alguns dos prêmios que a vida reserva pra você.

No Blog, temos casos de sucesso da Miarte que tenho muito orgulho de compartilhar. Eles não fizeram nenhuma mágica. São pessoas como você, que usam o planejamento, foco e a dedicação. Estamos melhorando a vida de centenas de empreendedores. Se também pudermos ajudar você a realizar sonhos, eu quero você ao nosso lado, pois esse é o nosso propósito.

Escrevi esse post na Miarte, em um sábado de fevereiro, às 7:40H. Estava um dia lindo lá fora. Sol sem uma única nuvem no céu. Amo praia, moro a poucos passos dela, mas estava aqui na Miarte preparando esse post pra você. Abdiquei desse bom momento do presente por acreditar no sonho grande de fazer da Miarte a maior empresa de calçados femininos do Brasil. Bora juntos, vem com a gente!!

 

Aproveitando, deixo aqui uma dica de um dos meus livros favoritos e inspirador:

DE ZERO A UM‘, escrito por Peter Thiel, co-fundador do Paypal, um dos maiores empreendedores e investidores do Vale do Silício (EUA). Esse livro conta a própria trajetória do Peter, que construiu uma empresa do zero e a vendeu por US$ 1,5 bilhão de dólares. É vendido aqui no Brasil (em português).

 

Abraços e até a próxima!

Escreva pra mim quando quiser: 

Ricardo

Deixe um comentário! :)