GOOGLE ADWORDS: CONHEÇA A FERRAMENTA PARA DIVULGAR SUA FRANQUIA NO GOOGLE

Se você quer ser visto online, o uso do Google Adwords é essencial para sua franquia. Essa ferramenta do próprio Google ajuda você a divulgar o link da sua franquia nas pesquisas online, ou em diversos outros sites. Com isso você gera mais tráfego qualificado, traz novos clientes e impulsiona suas vendas.

Hoje boa parte dos usuários da internet faz ou já vez alguma compra online, e isso vem aumentando a cada ano! Ter o seu produto ou franquia bem posicionado nas buscas pode gerar um aumento significativo nas vendas.

Veja alguns dados levantados pelo Google sobre o comportamento dos usuários nas buscas:

Mas para conseguir esses resultados é preciso saber utilizar a plataforma, desde a criação dos anúncios até a análise dos resultados.

Mas antes de tudo, o que é o Google Adwords?

Basicamente, o Adwords é a ferramenta para você criar anúncios na plataforma do Google.

Muita gente pensa que ao anunciar no Google você está divulgando apenas na busca do site, mas com essa ferramenta você pode divulgar em diversos outros canais, como o YouTube, Google Shopping e até mesmo em sites parceiros que utilizam banners e links patrocinados do Google.

O Adwords funciona basicamente como um sistema de leilão para exibição de anúncios. O que determina o melhor posicionamentos para um link patrocinado é o valor do lance e a qualidade de cada um dos anúncios.

 

Tipos de anúncio:

Há dois tipos de anúncios dentro do Adwords, são eles:

Rede de pesquisa

  • Usuário está buscando informações sobre seu produto/serviço.
  • Anúncio de texto pago por clique (CPC).
  • Acionado através de palavras-chave.

Rede de Display

  • Usuário está navegando em sites relevantes sobre seu produto/serviço.
  • Anúncio de texto, gráfico e vídeo. Paga por clique (CPC) ou por mil impressões (CPM).
  • Presente em sites de conteúdo, e-commerce, ferramentas Google em geral.
  • Acionado através de contexto ou seleção de canais.

 

Mas o que é CPC e CPM?

CPC é o “Custo Por Clique”, ou seja o valor máximo pago pelo anunciante por cada clique no anúncio. Ao optar pelo CPC em seu anúncio você está assumindo que pagará até o valor X cada vez que o anúncio for clicado. Seu uso é muito indicado para campanhas onde o objetivo é vender online e gerar conversões dentro do site. Dessa forma fica muito mais fácil entender qual é o custo para conseguir cada cliente.

CPM é o “Custo Por Mil Impressões”, diferente do CPC, o CPM tem como propósito estabelecer um custo por cada mil impressões do anúncio. Ou seja, a cada mil vezes em que o anúncio é exibido para os usuários do Google, é cobrado o valor estabelecido pelo anunciante. Seu uso é mais indicado para divulgação da marca ou de uma linha de produtos, pois não necessitam de ações dentro do site.

Como o seu objetivo aqui é gerar mais vendas online em sua franquia, a utilização do CPC (Custo por Clique) é mais adequada.

 

Segmentação por palavras chaves

Além de oferecer anúncios em momentos de alto interesse das pessoas, o AdWords permite a utilização de diferentes formas de segmentação para que a exibição dos anúncios seja ainda mais eficaz. Confira abaixo as segmentações disponíveis:

  • Keywords ou palavras-chave: os anúncios serão exibidos para as pessoas que realizarem alguma busca no Google utilizando palavras ou frases que representem os produtos e serviços, ou que já visitaram websites sobre esse mesmo assunto pesquisado (histórico de navegação).
  • Segmentação por tópicos e canais: a plataforma permite escolher algum tópico específico, e os anúncios serão exibidos em vários sites sobre esse determinado tópico. Também é possível escolher diretamente os sites que são mais acessados pelo seu público, e exibir seus anúncios neles.
  • Público-Alvo: com segmentação por público-alvo é possível exibir anúncios para pessoas interessadas mesmo quando essas pessoas estiverem navegando em websites, usando aplicativos ou assistindo vídeos que não estejam diretamente relacionados aos seus produtos e serviços.
  • Local de exibição do anúncio: é possível escolher onde os anúncios serão exibidos: em mecanismos de pesquisa, sites comerciais ou sites pessoais (blogs, por exemplo).
  • Idade, local e idioma: a plataforma permite escolher a idade, a localização geográfica e o idioma de quem será impactado pelos anúncios.
  • Programação (dias, horários e frequência): existe a possibilidade de exibir os anúncios em determinadas horas ou dias da semana, e escolher a frequência de exibição desses anúncios.
  • Segmentação por Dispositivos: os anúncios podem ser exibidos em todos os tipos de dispositivos (computadores, laptops, tablets e smartphones), e você pode ajustar quando e em quais deles seus anúncios vão aparecer.

 

Como criar uma campanha no Google Adwords:

Agora que você já conhece bem a ferramenta vamos criar nossa primeira campanha! Com o orçamento e planejamento definidos, podemos começar a criar uma campanha de anúncios para movimentar sua franquia.

Esse passo-a-passo vai ajudar você a criar uma campanha dentro da plataforma e colocar seus anúncios no ar:

1- Pesquise por palavras-chave

O primeiro passo para criar uma boa campanha é pesquisar por palavras chave relevantes que serão  responsáveis por conduzir o usuário até a sua franquia.

É importante que você evite estruturar sua campanha com termos genéricos para não gerar custos desnecessários.

Pense como um cliente: identifique as palavras que eles costumam usar para encontrar um site onde desejam comprar sapatos femininos, assim você capta o cliente certo que realmente estará interessado no seu produto.

Para isso, existem diversas ferramentas que ajudam você a descobrir palavras e termos relevantes para suas campanhas, mostrando até mesmo o volume de pessoas que costumam pesquisar por aquele termo. Muitas são pagas, mas a melhor entre todas elas é gratuita e feita pelo próprio Google: o Keyword Planner.

 

2. Crie um grupo de anúncio

A vantagem de trabalhar com anúncios online é a segmentação. Por exemplo, você vende sapatos femininos em sua franquia, então pode criar grupos de anúncios apenas para mulheres, de determinados modelos como sapatilhas, botas ou alpargatas, ou até mesmo por ocasião como sapatos para trabalho, festa, barzinho etc. Dessa forma os anúncios se tornarão mais relevantes aos usuários.

 

3. Escreva seu primeiro anúncio

Desde maio de 2016, o Google passou a utilizar como padrão anúncios de texto expandidos. Com isso, cada anúncio passou a ter 2 campos de título com limite de 30 caracteres e uma linha de descrição para até 80 caracteres.

Nessa etapa, extraia o melhor dos seus anúncios otimizando-os para uma melhor leitura. Aplique as melhores palavras-chave, aproveite ao máximo o limite de caracteres, utilize as extensões de anúncio disponíveis e use a criatividade para que a mensagem do anúncio seja atrativa.

Dica: sempre lembre de utilizar o link da sua franquia no campo indicado. Exemplo: www.miarte.com.br/MINHAFRANQUIA – Assim você garante que os visitantes que clicarem em seu anúncio estão indo direto para sua franquia! 😉

4. Mensure os resultados

Depois de publicar seu anúncio, analise os resultados de sua campanha e veja os relatórios de desempenho. Com esses dados, você conseguirá detectar as estratégias que vem – ou não – dando certo, e assim poderá criar campanhas cada vez mais efetivas! 😉


Em breve trarei uma série de artigos aprofundando ainda mais na ferramenta e dando dicas para otimizar seus anúncios no Adwords!

Ficou com alguma dúvida? Precisa de ajuda com o Google Adwords?

Fale nos comentários, será um prazer te ajudar 🙂

Beijos da Mia

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