GUIA DE CONTROLE FINANCEIRO PARA FAZER BONITO EM SUA FRANQUIA.

Agora que você é um franqueado da Miarte, tenha em mente que um dos pilares do empreendedorismo é a gestão financeira.

Ter controle dos ganhos e gastos de sua empresa é fundamental para um crescimento saudável, e desta forma você saberá como e quanto poupar para investir em seu negócio.

Separei uma dicas ótimas para você aperfeiçoar o controle financeiro de sua franquia e fazer bonito na gestão de seu negócio. 🙂

 

Antes de tudo, organize-se!

Pode ser um caderninho, agenda, bloco de anotações, computador ou até um aplicativo de celular. Não importa aonde, o importante é registrar e ter um controle de todos os seus gastos e todos os seus ganhos.

Nessas anotações, é necessário escrever não somente os valores como também a origem de cada despesa e de cada faturamento.

No painel das franquias da Miarte você pode acompanhar todas as vendas e comissões que receberá, isso ajuda muito no controle financeiro.

Esse controle vai permitir que você se organize e planeje o seu negócio com muito mais precisão.

 

Tenha a separação entre empresa e pessoa.

É muito importante que você tenha uma conta bancária para seu uso pessoal e outra para tocar o seu negócio. Uma boa dica é abrir uma conta-corrente para empresa e usar o Moip como sua conta-poupança.

Com a conta Moip/poupança, você pode receber os pagamentos de comissões por venda online e guardar parte do seu dinheiro de fundo e investimento.

Com a conta-corrente você faz os pagamentos e outros recebimentos de sua franquia, o que sobrar fica em sua conta Moip para poupança e investimento na sua franquia 🙂

 

Saiba cobrar!

É fundamental que você saiba cativar seu cliente na hora da compra, mas tenha disciplina! Se você tem clientes que compram sem dinheiro e pagam depois, tenha controle sobre isso.

É necessário saber quando cada um se disponibilizou a pagar e, no dia combinado, lembrar o cliente da dívida. Mas nunca seja inconveniente, ok?

 

Poupe sempre que puder.

A vida de qualquer vendedor é marcada pela oscilação de rendimentos somada a regularidade das contas. Todo mês tem conta de água, luz e telefone chegando, e nem sempre sobra dinheiro para elas.

Infelizmente não podemos ligar pra prefeitura e pedir pra esticarem o prazo de pagamento do IPTU. Para evitar descontroles você precisa economizar nos meses de boas vendas e ir aos poucos fazendo um fundo de reserva.

Essa poupança lhe dará tranquilidade nos meses de “vacas magras”. Mas olha lá hein, não é pra ficar usando esse fundo pra comprar o presente da sobrinha que tá fazendo 15 anos.

Esse dinheiro da sua empresa deve ser gasto somente no seu negócio!

 

Investimento!

Eu acredito que esta seja a melhor dica de todas: Tenha um dinheiro de reserva.

Além de tranquilizar no tempo das já faladas “vacas magras”, o investimento pode ser usado para o crescimento do seu negócio.

Sugestão de bons investimentos para sua franquia:

  • Cursos na área de vendas e marketing digital

  • Um tablet, para mostrar o site da sua franquia as clientes.

  • Material de divulgação da Miarte na gráfica online Printi.

  • Nossa linda maleta de mostruário de sapatos.

Olha essa mala que linda! Investimento perfeito pra sua franquia ♥

Então não se acomode, e desenvolva o seu negócio! Afinal, esse dinheiro não deve ser visto como gasto e sim como investimento.

Lembre-se que todo o retorno de investimento é sempre a médio e a longo prazo. Para não passar por nenhum aperto, você precisa organizar todos os custos extras e planejar sempre.

 

Algumas ferramentas que podem ajudar você no controle financeiro:

GuiaBolso: Funciona tanto pelo computador quanto no celular por meio de um aplicativo. Essa ferramenta é ótima para controlar seus gastos e ajudar a poupar dinheiro. O GuiaBolso sincroniza sua conta do banco com o aplicativo, e com isso todos os seus gastos e recebimentos ficam sempre atualizados e categorizados. Além disso eles tem uma ferramenta para consultar a situação do seu CPF gratuitamente, e conta com suporte para realização de empréstimos direto pelo aplicativo.

Conta Azul:  Um software de gestão financeira Online, ele será seu aliado na gestão de sua empresa. Com o programa você tem controle de todas as contas a pagar e a receber, controle de produtos e estoque, e ainda conta com suporte a emissão de Notas Fiscais. O aplicativo faz um resumo de seu ganhos e gastos ajudando você a manter o controle financeiro de sua empresa.

 

Economize para a empresa, mas não deixe de gastar com você!

Não adianta nada ficar poupando e deixar sua felicidade de lado. Economize e invista em sua empresa, mas invista também no seu bem-estar que é mais importante que tudo! Faça uma viagem, divirta-se com a família e com os amigos. Sua saúde, alegria e bem-estar vem sempre em primeiro lugar! ♥

 

Gostou do artigo? Conhece alguma ferramenta ou quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário, adoramos conversar! 🙂

Beijos da Mia

Deixe um comentário! :)