GUIA PARA VENDER MAIS USANDO O INSTAGRAM

Uma das melhores plataformas de divulgação de produtos e serviços na internet é sem dúvidas o Instagram, principalmente se você tem um produto bonito, que é o caso dos sapatos da Miarte! Tendo um produto bonito, e fotos belas, as chances de encantar suas seguidoras é cada vez maior!

Separei umas dicas muito boas para você potencializar seu Instagram e transformá-lo em uma verdadeira máquina de vender sapatos! rs

Confira as dicas, anote tudo e comece a colocar em prática!

1. Deixe seu Instagram público.

Pode parecer uma dica óbvia, mas tem muita marca e vendedor por aí fazendo perfis privados. Isso pode irritar o seu potencial cliente. Para quem tem como objetivo alavancar vendas e ter um negócio na rede social, ter um perfil público é primordial.

 

2. Crie um bom conteúdo que eduque, entretenha e inspire.

A estratégia mais importante no Instagram é ter um conteúdo relevante, com algo que eduque, inspire e entretenha seus seguidores. Então faça uma pesquisa por outros perfis do Instagram e na internet para entender quais assuntos os seus clientes mais se interessam. Sabendo o que eles querem e gostam, fica mais fácil criar posts com que eles se identifiquem.

 

3. Crie e faça videos sobre seus sapatos.

É fundamental mostrar o seu produto e como funciona seu serviço de vendas para aproximar o consumidor de você. Tire dúvidas mostrando detalhes, acabamentos, vantagens e promoções para quem quer comprar na sua franquia.

Lembre-se: Quando você fala dos benefícios do produto em vez da parte técnica, você fica bem visto pelo público. Então ajude seus seguidores e não apenas venda. É assim que um produto deve ser exposto.

 

4. Use Hashtags.

As hashtags devem sempre ser escolhidas de acordo com o público que você deseja alcançar, nesse caso: Mulheres que gostam e desejam comprar sapatos. Escolha hashtags que façam sentido com esse público, por exemplo: #Sapato #sapatododia #sapatoslindos #lookdodia #amosapato e outras.

Você pode escolher até 30 hashtags para inserir no post.

Dica importante: Coloque as hashtags no comentário da sua foto/video. Dá o mesmo efeito que colocadas na legenda e polui menos o post.

 

5. Mantenha uma frequência e seja visto.

Quem não é visto, não é lembrado. Então poste todos os dias! Comece fazendo uma experiência com três posts ao dia: Um de manhã, um de tarde e um a noite e verifique os resultados (o próprio Instagram tem uma ferramenta para analisar isso). Se você não tem tempo para produzir tantos conteúdos, existem alguns sistemas que permitem você agendar as publicações e facilitar o seu trabalho.

 

6. Dê dicas para seus seguidores

Você vende sapatos, então aposte em dicas relacionadas a isso. As pesquisas que indiquei lá no início no texto vão ajudar muito você a entender o que criar para suas seguidoras. Fazendo isso você passa a ser uma autoridade no segmento, e não apenas um vendedor.

 

7. Crie competições estratégicas

Faça competições para ter engajamento do seu público. Encoraje as seguidoras a comentar, dê desafios e faça perguntas que instiguem esse ato.

Por exemplo: Poste uma foto com dois sapatos diferentes e pergunte qual elas gostam mais. Com isso você encoraja as seguidoras a comentar e ainda fica sabendo o gosto pessoal delas 🙂

Com o tempo elas passam a interagir naturalmente em qualquer foto que você publicar.

 

8. Crie chamadas para ações.

Cada publicação sua no Instagram deve ser estratégica e incluir uma “Chamada para Ação (Call to action)”, isso significa que você deve dizer a pessoa o que ela deve fazer ou direcioná-la para alguma ação. No marketing digital, se você tem a atenção de alguém, você deve assumir o controle da relação e dizer a ela o que fazer.

Crie todo o trajeto para captar o seguidor: Se ela mostrar interesse em um sapato, mande mensagem pedindo um e-mail ou telefone, ou até mesmo comece a construir um relacionamento por mensagens diretas no Instagram, só depois comece a apresentar produtos que possam interessar a ela. Essa é uma das técnicas para transformar sua seguidora em cliente e, principalmente, em uma amiga!

 

9. Divulgue seu Instagram de forma online e offline.

Espalhe por aí que o seu negócio tem um perfil no Instagram com conteúdos relevantes. Faça isso em suas outras redes sociais e também de forma offline, uma boa dica é você  inserir o endereço do seu Instagram em um cartão de visita feito pela Printi.

 

10. Descubra formadores de opinião e parceiros estratégicos para seu negócio.

Pesquise parceiros e formadores de opinião que possam ajudar na divulgação de seu negócio no ramo de sapatos. Tente uma parceria com blogueiras da sua cidade, assim você alcança um público bem próximo a você.

Aproveite para seguí-los e ficar de olho no que eles estão fazendo nas redes sociais. Isso pode servir de inspiração para você. Entre em contato com eles, tente parcerias e formas de divulgarem seus sapatos. Todos saem ganhando com isso.

 

11. Use fotos bonitas e de qualidade.

O Instagram é a rede social da beleza. Tudo tem que ser bonito por lá, então capriche nas fotos! Nunca poste uma foto com baixa qualidade, e e dê preferência para fotos durante o dia (a não ser que queira mostrar um sapato que seja para usar a noite).

Evite usar muitos filtros extravagantes, ao invés disso use o “LUX”, que é aquele solzinho que aparece enquanto você edita a foto, ele é perfeito para corrigir sombras e contrastes e costuma ser o suficiente para melhorar a qualidade de sua foto.

Dica importante: Você pode aproveitar as lindas fotos que postamos no Instagram da Miarte e utilizá-las em suas redes sociais também! 🙂

 

Gostou das dicas? Não deixe conferir também nosso Guia para vender mais usando o Whatsapp!

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