O GUIA COMPLETO PARA VENDER NO WHATSAPP.

O Whatsapp é sem dúvidas uma das ferramentas mais poderosas para vender! Hoje o aplicativo de mensagens possui mais de 47 milhões de de brasileiros.

Agora pense aqui comigo: Se o WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais populares hoje em dia, isso significa que muitos de nossos potenciais clientes já o utilizam e tem facilidade de se comunicar através dele, não é mesmo?

Logo, se você é um franqueado da Miarte pode usar o WhatsApp para se comunicar de uma maneira mais próxima e direta com as clientes. Isso leva seu relacionamento a outro nível, gerando uma experiência de venda personalizada que aproxima você ainda mais da sua cliente.

Antes de mais nada, para começar suas campanhas pelo Whatsapp, você precisa adicionar o contato de suas atuais e futuras clientes. Existem duas formas para isso:

 

Para futuras clientes: Divulgue seu numero de telefone nos canais que costuma usar para divulgar sua franquia. Pode ser um cartão de visita, panfleto, site ou em redes sociais onde divulga sua franquia. Deixe bem claro que seu numero de telefone também funciona para o Whatsapp. Uma boa dica para isso é colocar o ícone do aplicativo ao lado do seu número, desta forma você já dá o recado!

 

Para suas clientes atuais: Sempre que tiver oportunidade de estar conversando com uma possível cliente, se disponha a ajudá-lo através deste canal com uma pergunta muito simples: “Você tem WhatsApp? Posso te adicionar e assim fico à disposição para tirar qualquer dúvida ou te ajudar! Ahhh, sem compromisso ok!”. Esta é uma ótima oportunidade para incrementar sua lista e manter contato.

 

Pronto! Agora tendo em mãos sua lista de clientes é só começar a trabalhar a relação pelo aplicativo. Esteja preparado para divulgar seus produtos e além disso atender bem suas clientes tirando dúvidas e resolvendo qualquer problema.

Aqui vão umas dicas para vender no Whatsapp que vão tornar seu contato com as clientes muito mais eficientes.

 

1- Salve e organize seus contatos.

Não só suas clientes precisam ter seu número, é muito importante que você tenha o delas também! Salve os contato em um único chip ou celular que seja apenas para vendas. Chamá-las pelo nome é fundamental, e para isso você precisa salvar o nome de cada uma. Essa prática ajuda a manter você organizada, além de lembrar quem e quais são suas clientes.

Dica importante: Se possível, salve o nome da cliente já com o numero que ela calça. Por exemplo: “Adriana, 37”. Isso facilita muito!

 

2- Crie grupos baseados em interesses.

Essa é uma ótima tática para divulgar as novidades da Miarte para as pessoas certas! Se você já conhece bem algumas clientes e sabe dos gostos delas para sapato, pode separá-las em grupos no Whatsapp para divulgar sempre o produto certo para as clientes certas. Ah, você pode também separá-las por localização. Sabe aquelas amigas que você sempre encontra juntas? Otimize seu tempo e crie um grupo com todas elas, isso facilita muito na hora de marcar encontros e ainda gera uma interação muito maior! 🙂

 

3- Utilize Listas de Transmissão.

Diferente dos grupos, a opção de lista de transmissão serve para enviar uma mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, mas sem que um contato tenha acesso ao número do outro. Assim como nos grupos, aqui você pode separar seus contatos por listas de interesse, proximidade, etc. Use as listas para promover os novos sapatos, contar novidades da marca, divulgar promoções e marcar encontros.

Mas tome cuidado: Ninguém gosta de receber mensagens demais e que não tenham um conteúdo direcionado para elas. Isso pode causar uma imagem negativa, então use sempre essa ferramenta em situações específicas onde a mensagem serve para todo mundo da lista e que você precise otimizar seu tempo. Lembre-se sempre que não há nada melhor que um atendimento personalizado.

 

4- Sempre tenha fotos dos produtos.

Ninguém compra sem ver, então é muito importante que você tenha fotos dos seus produtos para realizar a venda pelo Whatsapp ou até mesmo para gerar interesse e fechar a venda pessoalmente. Você pode aproveitar o material de divulgação que é disponibilizado para os franqueados ou até mesmo usar as fotos que publicamos no Facebook e no Instagram para salvar e enviar para suas clientes. Isso cria um desejo maior e incentiva elas a fechar a compra com você.

 

5- Use vídeos ao seu favor e ganhe mais atenção

Além das fotos você também pode fazer alguns vídeos mostrando detalhes de seus sapatos. Muitas vezes em vendas pela internet as pessoas preferem ver os produtos em vídeo, pois conseguem visualizar melhor do que fotos. Use essa tática como um diferencial para suas vendas, mas sempre use videos curtos. Não se esqueça que a cliente está pelo celular, e ninguém quer ficar vendo um vídeo muito grande que pode consumir os dados da internet móvel de uma vez.

 

6- Preste um bom atendimento online.

Para vender no Whatsapp, seja sempre atenciosa com suas clientes. É claro que um bom atendimento acrescentado a um produto de qualidade (como os sapatos da Miarte♥) fazem a soma fundamental para fechar uma venda. Isso é ainda mais importante na internet, já que você precisa passar segurança para sua cliente. Seja rápida e esteja de prontidão para tirar todas as dúvidas. Sempre deixe informações claras e seja simpática, você pode utilizar emojis para deixar a conversa mais leve. 🙂

 

7- Faça o pós-venda!

Um dos maiores benefícios do Whatsapp é a proximidade com o seu público. Utilize isso a seu favor e fortaleça esse laço no pós-venda! Pergunte o que a cliente achou das compras dela, se o sapato está calçando bem e se chegou corretamente. Peça sugestões, aceite críticas e utilize elas para melhorar seu serviço. Aproveite também para oferecer novos sapatos e assim criar uma recorrência de vendas com a cliente.

Mas lembre-se: Se for um problema ou algo urgente, ligue! Apesar de ser uma ferramente incrível para as vendas e contato com as clientes, muitas vezes somente ela não é o suficiente. Existem situações que exigem rapidez e um diálogo simultâneo, e nesses casos você não deve se prender ao Whatsapp. Nada substitui a boa e velha conversa cara a cara e as ligações pelo telefone. Então não deixe de telefonar para sua cliente em casos mais extremos.

 

8- Mantenha frequência e seja sempre positivo!

Se você quer tornar este um canal forte, é importante que cuide da frequência com que utiliza. Vou dar uma sugestão: Organize uma agenda de envio de conteúdo semanal, quinzenal ou mensal de acordo com o tempo médio que você leva para fazer uma venda.

E o mais importante: Em suas mensagens, áudios, vídeos e eventuais brincadeiras seja sempre positivo e tente manter a energia alta. Seus clientes vão perceber essa positividade toda vindo de você, e isso vai influenciar na decisão dele de comprar e/ou continuar permitindo que você o tenha em sua lista.

 

Curtiu as dicas?

O Whatsapp não é uma sentença de morte para outros meios de comunicação. Use-o sem exageros, já que ninguém gosta muito de ser inundado com mensagens no celular.

Planeje sua comunicação e esteja sempre a disposição para tirar dúvidas e resolver problemas de suas clientes, seja pelo Whatsapp ou por outro meio de comunicação.

Nunca se sabe por qual canal sua próxima venda vai chegar, então trabalhe dentro dessa incrível ferramenta e ajude seus clientes a se conectarem ainda mais com você! 🙂

Se gostou, deixa um comentário. Adoramos conversar! ♥

Beijos da Mia

Comments

  1. obrigada adoreiii…<3 <3

    1. Oiii Leonice, que bom que gostou! 🙂

      Vai ajudar bastante, pode confiar e seguir essas dicas.

      Beijos da Mia

    1. Oiii Gisele!

      Que bom que gostou! Atender bem pelo Whatsapp pode ser fundamental para fechar uma venda e mantê-la no futuro.

      Beijos da Mia

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