7 SEGREDOS PARA TER UM RELACIONAMENTO DE SUCESSO COM SUAS CLIENTES.

O principal pilar da Miarte está no relacionamento, e isso não é atoa! Construir um relacionamento verdadeiro com o Cliente é o principal segredo dos maiores vendedores e das maiores empresas do mundo. Isso requer um cuidado e envolvimento especial em cada estágio da venda, da pré ao pós. Mas, como construir esse relacionamento vendendo Miarte?

O primeiro contato com a (possível) Cliente é uma etapa importante. Fazer isto da maneira correta pode deixar a boa impressão que fará com que elas sempre lembrem de você na hora de comprar um sapato.

Mas como tornar marcante esse primeiro contato, que gere resultados futuro?

Vou dar um exemplo bem simples. Pense em você mesmo:

Em qual restaurante você prefere almoçar?

Em qual salão você prefere cortar cabelo ou fazer as unhas?

No mais barato ou no que chamam você pelo nome, que tratam você especial?

Agora, se eu perguntar em qual supermercado ou farmácia você prefere ir, a resposta muito provavelmente será “o que estiver mais barato“, não é mesmo? Isso acontece porque existe uma grande diferença entre perfis de negócios. Supermercados e farmácias vendem produtos, e geralmente vendem os mesmo produtos das mesmas marcas. Restaurantes e salões de beleza vendem serviços, e nesses casos a decisão da compra não é tomada apenas pelo preço ou pela qualidade, mas principalmente pelo relacionamento do Cliente com quem está vendendo. Essa é a diferença!

Um bom vendedor jamais oferece pra sua Cliente algo que já sabe que ela não gosta. Conheça verdadeiramente a sua Cliente. Mas pense: é possível você conhecer tão bem assim em um único dia? Não.

É por isso que você precisa construir o relacionamento. E isto deve ser feito em etapas.

Comece conquistando sua cliente logo no primeiro dia em que tiver a oportunidade de estar com ela. Aproveite essa chance, entenda o máximo possível sobre ela:

1. faça perguntas a respeito do seu gosto (gosta de moda? gosta de praia? tipo de comida que prefere?)

2. pergunte o tamanho que ela calça e qual estilo de modelo (sapatilha, rasteira, scarpin, etc) ela tem preferência

3. grave o telefone dela e o nome em seu celular!!

Ela precisa perceber que você realmente está preocupada em oferecer o que ela está procurando, ou que procurará no futuro 🙂

 

Demonstre seu “serviço” antes de vender seu “produto”:

 

Se tiver espaço nessa primeira oportunidade, venda, mas não se preocupe com isso. A venda não deve ser sua prioridade nesse primeiro contato (exceto se a Cliente demonstrar interesse em comprar, claro!).

Concentre-se em dar os primeiros passos pra construir o relacionamento. A venda é consequência natural disso!

 

Mas sapato é produto vendido como serviço?

Me diga, quantas vezes você (ou alguma amiga ou sua esposa) comprou um sapato porque realmente precisava dele. Quando falamos precisava, é de verdade tá?

Ou seja,

o que estava nos pés “arrebentou na rua”;

“tenho uma festa para ir e não tenho nenhum sapato de festa” (nenhum mesmo hein!);

“sou obrigada a trabalhar com sapato branco e não tenho nenhum”;

Certamente foram bem poucas as vezes que isso aconteceu. Mas não se preocupe, isso é normal! Poderíamos escrever um livro sobre muitos porquês das mulheres comprarem um sapato, mas esse não é o objetivo aqui.

O importante é você saber que o emocional das mulheres é o principal responsável pela decisão de compra de um sapato. Isso inclui não apenas o desejo por “aquele sapato” em si, mas também toda a experiência de compra, da pré a pós venda.

 

Resumindo: Atender bem suas clientes e tratá-las como amigas é um passo fundamental pra fidelizar suas vendas. Não ofereça apenas um produto, ofereça um relacionamento, um atendimento personalizado. Isso, é extremamente complexo pra qualquer empresa, principalmente as maiores. Essa, é sua grande vantagem. Construir um relacionamento duradouro é a base para consolidar suas vendas.


♥♥♥

  7 dicas maravilhosas para tratar bem suas clientes.

Para ajudar ainda mais você, separei aqui uma lista com dicas fundamentais para tratar bem sua cliente e causar uma boa impressão. Seguindo essas dicas você estará ainda mais preparado para atender sua cliente de forma especial, assim ela sempre lembrará de você quando quiser comprar um novo sapato 😉

 

1. Chame sua cliente pelo nome:

Desde o seu primeiro contato, lembre de chamá-la pelo nome, sempre mantendo a simpatia e a tratando como uma amiga.

 

2. Ofereça modelos de acordo com o perfil que sua Cliente gosta :

Imagine mostrar uma sandália de salto com altura 15 cm para uma senhora de 70 anos? Geralmente é isso que os vendedores menos preparados, e boa parte das empresas, costumam fazer (mesmo que de outras maneira, claro). Evite ao máximo essa prática e ofereça apenas para sua cliente os modelos que tenham o perfil dela, assim ela saberá que você realmente entendeu e conhece seu gosto, o que a fará sentir-se mais segura para comprar algo que você esteja indicando.

 

3. Apresente modelos que tenham o tamanho dela no estoque.

Seja apresentando pessoalmente, por e-mail ou pelas redes sociais, preocupe-se sempre em apresentar apenas modelos disponíveis no tamanho da sua cliente. Do contrário, vai frustrá-la.

 

4. Passe segurança sobre a Miarte.

Talvez você já conheça a nossa história, caso contrário você precisa conhecer muito bem e passar isso para suas Clientes. A marca é um dos fatores que faz parte do emocional.

 

5. Mostre que você entende de sapato e conhece bem os produtos que está vendendo.

Isso passa muita segurança e torna a venda mais especial. As chances de vender aumentam muito quando você conhece bem o produto que está oferecendo. A Miarte tem um material de apoio que é enviado para nossas franqueadas, estude-o e domine o assunto! Sua cliente precisa ter confiança de que você conhece o produto que está vendendo e que é uma autoridade no assunto. A boa vantagem que você tem é que uma pessoa prefere comprar algo que um amigo(a) indicou do que visto em alguma propaganda. 

 

6. Pesquise sobre as tendências. Para as Clientes mais antenadas, isso será ainda mais importante.

Passar para sua Cliente que você é antenada(o), dá mais segurança pra ela. É como se você fizesse o papel de “personal stylist” da sua cliente (olha que chic!). Aqui no blog sempre publicamos novidades do mundo da moda para você se atualizar. Fique de olho!

 

7. Apresente nosso catálogo

Para ajudar você, a Miarte prepara todo o mês um catálogo com os últimos lançamentos, ele contém várias informações detalhadas dos novos modelos, como o tipo de material, cor e tamanhos disponíveis.

 

 

Gostou das dicas? Deixe um comentário! 🙂

Diga o que achou desse artigo! Esse blog é feito especialmente para ajudar nossos franqueados a crescer profissionalmente!

Beijos da Mia

 

Comments

  1. […] fundamental que você saiba cativar seu cliente na hora da compra, mas tenha disciplina! Se você tem clientes que compram sem dinheiro e pagam depois, tenha […]

  2. marlene mendes says:

    adorei as dicas

    1. Oi Marlene! Que bom que gostou!

      Aproveita essas dicas, as clientes vão adorar e seu relacionamento será um sucesso! Muitas vendas virão! 😉

      Beijos da Mia

  3. eep75 says:

    Ótima matéria.
    Espero aprender bastante com o blog.

    1. Oieee

      Vai aprender muito ainda! Fica de olho que sempre tem dicas novas aqui 😀

      Beijos da Mia.

  4. Flávia Almeida says:

    Oi Mia, muito boa as dicas!

    1. Oi Flávia!

      Muito obrigada!

      Beijos da Mia.

  5. IVAN MARCIO PRUTKI says:

    Oie Mia!
    Gostei bastante do artigo! Continue assim!

    1. Oiii Ivan!!

      Obaa, que bom que gostou!
      Vou continuar sempre trazendo novas dicas aqui para vocês 🙂

      Beijos da Mia.

  6. nilge pizziolo says:

    Adorei as dicas e é isto mesmo tem que conhecer bem a cliente .E saber das tendências

    1. Oiii Nilge!
      Que bom que gostou!

      Estar por dentro das tendências é fundamental mesmo, aqui no blog vamos dar várias dicas, fique de olho! 🙂

      Beijos da Mia.

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